Maranhão vai controlar entrada de animais de outros estados
13 de janeiro de 2005
Formação Continuada AgriPoint traz novidades aos alunos dos cursos online em 2005
17 de janeiro de 2005

Paraguai está otimista em recuperar status de livre de aftosa

O Paraguai poderá recuperar a certificação internacional de “livre de febre aftosa com vacinação”, perdida no final de 2002, ou pelo menos essa é a expectativa manifestada pela missão técnica paraguaia que apresentou nesta semana um documento sanitário para a Organização Internacional de Epizootias (OIE), com sede em Paris.

“Estava reunido o Grupo Ad-Hoc de Febre Aftosa da OIE para analisar a solicitação do Paraguai de restituição do status de país livre de febre aftosa com vacinação. O documento apresentado não recebeu objeções significativas, de forma que o Grupo Ad-Hoc considerou os esclarecimentos realizados pela equipe técnica como satisfatórios”, informa o relatório remetido na quarta-feira pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Antonio Ibánez, por parte da delegação paraguaia.

O informe diz também que a decisão deste grupo deverá ser levada à Comissão Científica da OIE, que se reunirá na próxima semana.

O documento apresentado contém informações sobre uma amostragem sorológica realizada no primeiro semestre do ano passado e que demonstrou a ausência de circulação do vírus da febre aftosa. O documento também contém trabalhos conjuntos realizados com a Argentina e o Brasil para exercer um melhor controle sanitário nas fronteiras, detalhes das ultimas vacinações, informações sobre o avanço da informatização do serviço sanitário e estatísticas relacionadas ao setor pecuário.

Fonte: Diario ABC Color y ABC Color Digital, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.