A carne paraguaia novamente este ano se manteve firme no mercado internacional e as exportações deverão fechar o ano com US$ 470 milhões. Quanto à carne bovina e miúdos, as projeções mostram que em 2007, as exportações fecharão em US$ 350 milhões, cerca de US$ 50 milhões a menos que em 2006. No entanto, as vendas de carne bovina paraguaia no mercado internacional vêm se consolidando fortemente este ano, mantendo como destino 42 países.
A carne paraguaia novamente este ano se manteve firme no mercado internacional e as exportações deverão fechar o ano com US$ 470 milhões, de acordo com reportagem do ABC Color Digital.
Dados preliminares do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa) mostram que, em 2007, as exportações de carne do Paraguai fecharão com um valor entre US$ 460 e US$ 470 milhões. Isso representa 10% a menos que o valor das exportações de 2006, que foi de US$ 507 milhões.
Apesar da redução nas vendas, os técnicos do setor consideram que o saldo este ano foi positivo, por dois aspectos fundamentais: o primeiro e mais importante é que ficou constatado que mesmo com a forte competição de outros países produtores, o Paraguai demonstrou firmeza nos mercados internacionais.
Isso porque para muitos, as vendas em 2006 foram excepcionais, já que o Brasil estava fora de alguns mercados e a Argentina se auto-excluiu. No entanto, este ano, com a forte competição destes dois grandes participantes, o Paraguai seguiu exportando inclusive – e aqui entra o segundo fator de incidência no saldo positivo – acima dos índices obtidos em 2005, o que significa que a curva nas exportações de carne segue sendo ascendente.
Esses dados referem-se à carne bovina, miúdos bovinos, carne eqüina, suína e os subprodutos comestíveis e não comestíveis de origem animal.
Quanto à carne bovina e miúdos, as projeções mostram que em 2007, as exportações fecharão em US$ 350 milhões, cerca de US$ 50 milhões a menos que em 2006. No entanto, as vendas de carne bovina paraguaia no mercado internacional vêm se consolidando fortemente este ano, mantendo como destino 42 países.
A Rússia continua como o principal comprador, com cerca de 60 mil toneladas importadas e o Chile, apesar de ser o segundo maior mercado, com 38 mil toneladas, este ano voltou a ter o Paraguai como principal fornecedor o que, em termos econômicos e sanitários, representa uma hierarquização da carne paraguaia. Depois destes países, os destinos da carne paraguaia se modificaram bastante, com a África do Sul como terceiro maior mercado (10 mil toneladas) e o Brasil relegado ao quinto lugar.