Subsídios agrícolas – aceitar ou contestar as regras?
19 de julho de 2002
Vacinação contra raiva bovina começa em novembro no MS
23 de julho de 2002

Paraguai: ganha força a economia paraguaia

A XXI Expofeira Internacional de Pecuária, Indústria, Agricultura, Comércio e Serviço, encerrada sábado (20), na cidade de Mariano Roque Alonso, no km 14 da Rodovia Transchaco, vizinha de Assunção, foi uma grande vitrine econômica do Paraguai, destacando-se, porém, na área de pecuária com gado de elite de várias raças.

Como nas feiras brasileiras, os pecuaristas daquele país, muitos deles brasileiros, optam pela exposição do seu plantel, o chamado gado de argola, em barracões fechados, por causa do frio. Predominam as raças Abeerden Angus, Braford, Limousin, Santa Gertudris, Brahman, Brangus, Holandês, Hereford, Fleckvieh e, principalmente, o Nelore.

Os julgamentos das raças foram feitos por juízes estrangeiros e somente na raça Brahman foram 184 exemplares em julgamento pela norte-americana Lorna Pelton.

A Expofeira/2002 teve a participação de quase mil expositores em geral. A cada raça bovina é destinado um barracão próprio e, dentro das instalações, funciona a “casa” de cada uma delas: um escritório onde os criadores se reúnem e recebem visitantes para eventuais negócios.

Os cuidados com a sanidade animal são bastante rígidos, depois que novos surtos de febre aftosa surgiram no Paraguai a partir do ano passado. Nas entradas e saídas dos barracões do gado de argola existem esponjas com produtos químicos no piso, para que animais e pessoas pisem evitando a entrada de vírus.

A Expofeira é realizada pela União Industrial Paraguaia (UIP) e pela Associação Rural do Paraguai (ARP).

Brasileiro

O pecuarista douradense Kléber Sampaio conseguiu o 2o prêmio no julgamento da raça Brahman durante a Expo/2002, concorrendo com uma fêmea de 25 meses de idade, com bezerro no pé e prenhez positiva. O animal levou o prêmio de Reservada Grande Campeã, num disputado certame em que concorreram 56 exemplares desta raça zebuína. No total foram julgados 184 reprodutores e matrizes.

A exposição de Assunção, como é conhecida, apesar de ser realizada num município vizinho da capital, é o maior evento desta raça na América Latina, reunindo um plantel de alta qualidade de dezenas de criadores do Paraguai. Kléber Sampaio foi o primeiro brasileiro a ser premiado.

Esse pecuarista reside em Dourados, mas tem sua propriedade, a Fazenda Napegue, na região de Concepción, onde vem desenvolvendo um criatório desta raça, ainda pouco conhecida em Mato Grosso do Sul. Ela somente entrou no Brasil em 1994, depois que a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) fez o seu reconhecimento oficial como raça, autorizando os registros dos reprodutores e matrizes. O Brahman é derivado de cruzamentos de quatro raças zebuínas, feitos nos Estados Unidos há mais de 80 anos.

Fonte: Correio do Estado/MS (por Cícero Faria), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.