Dentro do Plano Nacional de Exportação, o Ministério da Indústria e Comércio (MIC) do Paraguai, através da Rede de Investimentos e Exportações (Rediex), instalou nesta semana na Associação Rural do Paraguai (ARP) a câmara setorial de carne e couro, que tem o objetivo de aumentar a exportação desses produtos por meio do aumento da competitividade.
O Rediex é um órgão criado recentemente pelo MIC no marco do Plano Nacional de Exportação. Esse órgão tem como finalidade impulsionar as exportações locais em todos os setores.
O Rediex é uma aliança estratégica entre o setor privado e o setor público, incluídas universidades, com um amplo consenso entre as partes envolvidas, segundo explicam seus responsáveis. Esse órgão trabalhará na rede com todas as demais instituições dedicadas à promoção de exportações e à atração de investimentos.
“Decidiu-se fazer o lançamento do setor de carne e couro, considerando o potencial exportador deste setor e a necessidade de torná-lo mais competitivo para acesso a mercados com grande demanda destes produtos de alta qualidade”, explicou o diretor da Rediex, Víctor Varela.
No ano passado, a indústria de carnes do Paraguai exportou US$ 250 milhões, um recorde histórico para o setor.
Por outro lado, Varela explicou que o Plano Nacional de Exportação é uma política de desenvolvimento do Governo atual, que tem como eixo de ação que as exportações e a atração de investimentos constituam uma opção real para que o país possa desenvolver postos de trabalho nos diferentes níveis que envolvem a produção agrícola, produção industrial, produção tecnológica e prestação de serviços.
“A exportação como modelo de desenvolvimento é a única opção viável que permitirá consolidar economicamente o país em médio e longo prazo e a atração de investimentos é a opção chave para o desenvolvimento do Paraguai”.
Fonte: Diario ABC Color, adaptado por Equipe BeefPoint