O Risco da “Mala sem Alça”
6 de outubro de 2004
Enquete BeefPoint: como promover a união dos produtores
8 de outubro de 2004

Paraguai modifica calendário de vacinação

O Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa), do Paraguai, modificou o calendário de vacinação do rebanho contra febre aftosa. Conforme publicou na edição de ontem o jornal paraguaio ABC Color, o trabalho será feito entre o fim deste ano e início de 2005, atendendo ao acordo firmado com Brasil e Argentina.

A publicação paraguaia informou que ontem o Senacsa baixou a resolução número 1.199, que estabelece duas etapas ao programa de vacinação contra aftosa. A primeira começa no dia 1o de novembro e termina no dia 30 do mesmo mês, compreendendo os departamentos (estados) de Alto Paraguai, Concepción, San Pedro, Amambay, Canindeyú, Alto Paraná, La Cordillera, Guairá, Paraguarí e Central. A segunda etapa será entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro de 2005, em Ñeembucú, Misiones, Caazapá, Itapúa, Caaguazú, Presidente Hayes e Boquerón.

O jornal paraguaio explica que a mudança é parte do programa feito entre o Senacsa, Associação Rural do Paraguai, autoridades do Brasil e Argentina.

A meta é vacinar 9,5 milhões de cabeças: 100% do rebanho paraguaio. Os dados oficiais apontam que, na primeira campanha, feita no início deste ano, 95% do rebanho foi vacinado. O último caso de aftosa registrado no Paraguai foi em julho de 2002, aponta o ABC Color.

Fonte: Campo Grande News (por Waldemar Gonçalves Jr.), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.