Panorama semanal: bezerro valoriza 3,87% e margem bruta na reposição tem queda de 4,70%
2 de agosto de 2012
EUA: Auditoria Nacional de Qualidade da Carne Bovina de 2011
2 de agosto de 2012

Paraguai pode voltar a exportar carne ao Chile

A partir de agora, devem-se enviar informes finais ao Chile, que enviará posteriormente supervisores ao Paraguai para realizar uma avaliação decisiva. “Localmente, a indústria de carnes está na expectativa para recuperar o nível de produção e exportação, que se perdeu com a suspensão da importação de vários mercados, entre eles, o mais importante, o chileno, para onde vai a maior parte da produção de carne doméstica”, disse o documento oficial.

Durante uma recente visita a Santiago do Chile do ministro da Agricultura do Paraguai, Enzo Cardozo, o governo paraguaio disse que está próximo de retomar as vendas de carne paraguaia a esse mercado. O Chile era um dos principais mercados de carne paraguaia antes do registro dos dois últimos casos de febre aftosa no país. Cardozo participou recentemente do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) na capital chilena onde teve contato com autoridades veterinárias desse país. Essas mostraram interesse em voltar a importar o produto paraguaio, cujos envios foram suspensos por causa de dois focos de aftosa detectados entre setembro de 2011 e janeiro de 2012.

A partir de agora, devem-se enviar informes finais ao Chile, que enviará posteriormente supervisores ao Paraguai para realizar uma avaliação decisiva. “Localmente, a indústria de carnes está na expectativa para recuperar o nível de produção e exportação, que se perdeu com a suspensão da importação de vários mercados, entre eles, o mais importante, o chileno, para onde vai a maior parte da produção de carne doméstica”, disse o documento oficial.

A reportagem é do site Paraguay.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.