Nasce bezerra Nelore produzida com sêmen sexado
9 de dezembro de 2004
Bertin prepara-se para exportar carne baiana
13 de dezembro de 2004

Paraguai recebe várias missões sanitárias neste mês

O Paraguai receberá durante o mês de dezembro várias missões sanitárias. O presidente do Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Animal (Senacsa), Hugo Corrales, disse que chegarão na próxima segunda-feira dois técnicos do serviço sanitário da Colômbia, com o objetivo de fazer uma inspeção técnica para determinar se o Paraguai está em condições de exportar carne a seu país.

O Paraguai exportou, até agora, US$ 133 milhões em carnes. Um total de US$ 204 milhões foi exportado considerando todos os produtos do setor pecuário.

Corrales disse que no mesmo dia chegará ao país um inspetor do Serviço Veterinário de Israel, que visitará as instalações do Frigorífico San Antonio, que foi observado em uma visita anterior. O inspetor também revisará as instalações da planta do Frigobeef, para determinar que tipo de ajustes são necessários para uma eventual auditoria.

O Paraguai tem cinco frigoríficos habilitados a exportar para os quase 70 mercados compradores de carnes: Frigorífico Guaraní, Indústria Paraguaya Frigorífica SA, Frigomerc, Frigochaco e Centro de Procesamiento de Carnes Neuland. O San Antonio se encontra na lista de espera para os principais mercados, mas, se passar na auditoria, poderá vender produtos a Israel.

Por outro lado, no dia 20 deste mês, chegará no Paraguai uma delegação do Serviço Agrícola Pecuário (SAG) do Chile, que tem a missão de auditar o trabalho da empresa Controles y Servicios, que se encarrega da certificação da carne que é exportada ao mercado chileno. Esta é a primeira vez que o Paraguai receberá uma visita desta natureza. O Chile deixou de comprar carne paraguaia no final de 2002, como conseqüência de um foco de febre aftosa registrado em Canindeyú. Depois deste e de outro incidente ocorrido em julho de 2003, o país exigiu certificação privada.

Fonte: Diario ABC Color, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.