O jornal paraguaio ABC Color informou que, ao contrário do que foi noticiado pela imprensa argentina, sobre "venda de até cinco mil toneladas mensais de carne ao Paraguai", o Senacsa somente autorizou a entrada de 200 toneladas de carne até o momento.
O jornal paraguai ABC Color informou que, ao contrário do que foi noticiado pela imprensa argentina, sobre “venda de até cinco mil toneladas mensais de carne ao Paraguai”, o Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa) somente autorizou a entrada de 200 toneladas de carne até o momento. A informação foi dada pelo presidente do Senacsa, Hugo Corrales.
A solicitação paraguaia de cinco mil toneladas de carne argentina foi feita formalmente à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação (SAGPyA), dependente do Ministério da Economia e Produção (MEP) da Argentina, por autoridades do Paraguai. Diante do pedido, o MEP autorizou a exportação de até cinco mil toneladas mensais durante os meses de outubro e novembro ao Paraguai.
No entanto, Corrales disse que, até agora, a cota habilitada pelo Ministério da Indústria e Comércio (MIC) é de 1000 toneladas à firma Carpediem e outras 1000 toneladas à Líder González. Deste volume, o serviço veterinário autorizou até agora somente a importação de 8 contêineres de 25 toneladas para carne com osso para a firma Carpediem, que foi trocado por 8 contêineres de 25 toneladas de carne sem osso.
Questionado se o Senacsa poderia autorizar a importação de até cinco mil toneladas de carne da Argentina, Corrales disse que o serviço veterinário vai dar sua autorização de acordo com a necessidade determinada dentro da mesa multisetorial representada pelo MIC e pelo Senacsa, no lado do Governo, e pela Câmara Paraguaia de Carne (CPC), Câmara Paraguaia de Supermercados (Capasu) e Associação Rural do Paraguai (ARP).
Segundo analistas do setor, consultados pelo ABC Color, a carne paraguaia está tendo uma baixa de preço e, desta forma, dificilmente se concretizará a importação de um grande volume de carne argentina.
A reportagem é do jornal paraguaio paraguaio ABC Color.