Código Florestal Brasileiro
23 de novembro de 2001
Cai liminar contra a Boi Gordo
27 de novembro de 2001

Paraíba exige venda de carne bovina com certificado sanitário

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento da Paraíba passou a exigir dos comerciantes que vendem carne bovina em boxes nos mercados públicos de Jaguaribe, Torre, Mercado Central, Bairro dos Estados e Oitizeiro a apresentação de Certificado Sanitário. As carnes de origem bovina só podem ser comercializadas mediante a apresentação desse documento, que é emitido pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

O certificado comprova que o produto possui qualidade higiênico-sanitária, sendo seguro para o consumo humano, ou seja, que o animal foi abatido sob rigorosa inspeção médico veterinária do SIE. Os boxes que vendem carnes bovinas nesses mercados estão sendo fiscalizados em tempo integral por servidores do SIE, Vigilância Sanitária Municipal, Empresa de Limpeza Urbana (Emlur) e do Ministério Público, além do acompanhamento de membros das polícias Civil, Militar e Guarda Municipal. Essa exigência será estendida a outros comerciantes dos mercados públicos da Grande João Pessoa.

Somente um abatedouro – ProCarne, em João Pessoa, possui registro no SIE. Em Santa Rita, os matadouros Dois Irmãos e Afrisal também detêm o registro do SIE. “Nesse caso, só eles podem emitir o Certificado Sanitário”, disse Jorge Nery, gerente do SIE, acrescentando que o trabalho de vigilância tem conseguido uma eficiência em torno de 95% no que se relaciona ao trabalho de fiscalização do comércio de carne nas feiras-livres da Capital.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Patrícia Teotonio), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.