Missões técnicas da África e do Chile estão no MS
16 de março de 2005
Canadá investe US$40 mi em capacidade de abate
16 de março de 2005

Paraíba quer aumentar índice de vacinação

A campanha de erradicação da febre aftosa em Paraíba será reforçada a partir do próximo dia 27 com a primeira etapa do mutirão de imunização contra a doença promovido pelo governo estadual e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Como parte da estratégia serão ministrados dez cursos para 100 vacinadores, cujo treinamento começa pelo município de Itabaiana.

Segundo o coordenador da Defesa Agropecuária, Ricardo Leite, a meta é formar profissionais para a correta prática de vacinação dos animais. “Além da técnica, eles serão capacitados para a assepsia no material utilizado evitando a formação dos edemas vacinais no rebanho imunizado”.

Mesmo sem registrar foco de aftosa desde o ano 2000, Paraíba busca atingir uma cobertura de vacina de pelo menos 80% de seu rebanho composto de 955 mil cabeças. Os índices de cobertura no estado até 2002 estavam entre 20% e 25%. Em 2003 conseguiu avançar para 50% e em 2004 para uma média de 56%.

“Apesar do empenho de todos os órgãos executores das campanhas, o maior problema ainda é a falta de conscientização dos criadores”, afirma Leite.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Angelo Castelo Branco), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.