Está sendo abatido, no Frigorífico Amanbai, em Maringá, PR, o primeiro lote de animais rastreados pela certificadora da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. São cerca de 140 cabeças destinadas à exportação, que se enquadram no Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov).
O sistema de identificação individual de bois e búfalos será obrigatório em todo o País a partir de janeiro de 2006, mas muitos pecuaristas, principalmente aqueles que querem exportar carne para o mercado europeu, já têm procurado a Secretaria da Agricultura, interessados no cadastro de seus animais no programa de rastreabilidade estadual.
Os animais são identificados uma única vez, com um código emitido pelo Sisbov, por meio de um brinco duplo, inserido na orelha.
Segundo o secretário e vice-governador, Orlando Pessuti, o programa inclui o pecuarista paranaense no contexto das exportações, pois cada vez mais a população consciente quer segurança alimentar.
Fonte: Gazeta do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint