Avanços na qualidade da pecuária brasileira
25 de maio de 2004
Mapa dá novo prazo para identificação no Sisbov
27 de maio de 2004

Paraná encerra vacinação antiaftosa dia 31 de maio

Dos 410 mil bovinos espalhados em 6.500 propriedades rurais de 29 municípios da região de Maringá, pelo menos 70% já estão imunizados contra aftosa nesta primeira etapa da campanha. Segundo o calendário oficial, o prazo terminaria dia 19 de maio, mas foi prorrogado até o próximo dia 31 em função das chuvas. Segundo dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, as regiões de Jacarezinho, Cornélio Procópio e Campo Mourão estão entre as mais adiantadas no trabalho de vacinação.

Ao todo, são 10,5 milhões de cabeças, entre bois e búfalos, em 213.854 propriedades rurais. Muitos pecuaristas não tiveram como vacinar, pois com chuva e lama o acesso a muitas propriedades é complicado e, no pasto, o manejo do gado fica mais difícil. Os criadores que ainda não cumpriram esta obrigação legal devem fazê-lo assim que as condições de tempo forem favoráveis.

A partir de 1o de junho, os fiscais identificarão as propriedades que não vacinaram. No caso de criadores reincidentes, serão aplicadas as punições legais. Em situações extremas, o governo fará a vacinação compulsória para proteção total do rebanho, cobrando as despesas dos infratores.

Fonte: Paraná OnLine, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.