Fundepec SP será relançado amanhã
16 de novembro de 2005
Secretário do PR recebeu indicação para confirmar foco
18 de novembro de 2005

Paraná faz documento para derrubar restrições ao estado

Acontece hoje, a partir das 10h, reunião do Conesa (Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária), no Palácio Iguaçu. Durante o encontro, serão apresentados resultados da auditoria feita por médicos veterinários do Panaftosa (Centro Pan-Americano de Febre Aftosa). Também serão apresentados todos os procedimentos adotados no Paraná desde o momento em que foi comunicado o foco de febre aftosa em Mato Grosso do Sul, além do relatório final dos representantes do Panaftosa sobre as visitas realizadas nas propriedades. O documento foi apresentado pelo Comitê Veterinário Permanente (CVP) em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, entre os dias sete e oito de novembro.

A Seab (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento) deve protocolar hoje na delegacia do Mapa, em Curitiba, relatório com todas as informações sobre as medidas de defesa sanitária tomadas no Paraná com relação à suspeita de febre aftosa. O relatório é uma exigência do ministério para que seja revogada a Instrução Normativa 34, que considerou 36 municípios do Paraná como de risco sanitário, impedindo a saída de animais vivos, carne com osso e leite in natura.

Em reunião na última terça-feira, em Brasília, o Mapa concordou em amenizar as restrições e interditar apenas propriedades localizadas em um raio de dez quilômetros a partir das quatro áreas onde há suspeita de focos de aftosa. Ontem, técnicos do Departamento de Fiscalização Sanitária Agropecuária (Defis) passaram o dia reunidos, elaborando o documento.

O Paraná tem pressa na flexibilização das restrições. Desde o dia 1o de novembro, foi barrada a comercialização de produtos e subprodutos bovinos com outros municípios do Paraná e de outros estados.

Fonte: Paraná OnLine (por Lyrian Saiki), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.