Bahia tem foco de estomatite vesicular
23 de junho de 2006
Tortuga é a empresa preferida dos pecuaristas brasileiros
27 de junho de 2006

Paraná imuniza 98% do rebanho e aguarda verba

A Secretaria da Agricultura do Paraná informou que 98% das 10 milhões de cabeças de gado do estado foram imunizadas na primeira etapa da campanha anti-aftosa realizada entre 1º e 20 de maio.

“Só não conseguimos vacinar 100% dos animais porque ainda temos propriedades sob investigação sorológica”, justificou o secretário da Agricultura Newton Pohl Ribas, informando que assim que essas propriedades forem liberadas a vacinação será assistida por técnicos da Defesa Sanitária Animal (DSA).

Foram doadas 1,5 mil doses de vacina para as reservas indígenas do estado. Nas áreas ocupadas pelo MST (Movimento dos Sem-Terra) foram vacinados 2,6 mil animais por meio de vacinação assistida. Já nas áreas de assentamento, 1,7 mil animais receberam a dose.

O secretário informou ainda que, por meio de convênio entre a secretaria e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), deverão ser aplicados aproximadamente R$ 8,145 milhões na prevenção, controle e erradicação de doenças que atingem animais, como febre aftosa, brucelose, tuberculose e raiva. Esses recursos também serão aplicados na sanidade avícola, dos suínos e nos trabalhos de fiscalização do trânsito de animais e produtos. “A nossa proposta já está em Brasília. Aguardamos a decisão do ministério”, disse.

Também é aguardada decisão do Mapa sobre o trabalho de vigilância epidemiológica que deverá ser realizado nas fronteiras entre o Paraná e países vizinhos. “Se isso não for feito, a defesa sanitária está em cheque”, comentou em reportagem da Agência Estadual de Notícias.

Os comentários estão encerrados.