O vice-governador e secretário estadual de Agricultura, Orlando Pessuti, lançou ontem (29) em Londrina (PR) o Programa Estadual de Rastreabilidade de Bovídeos. O norte do Paraná é a segunda região piloto a integrar o programa estadual, que foi lançado em Guarapuava no dia 4 de julho.
O Estado é o primeiro do País a oferecer aos pecuaristas uma certificadora do governo. Atualmente, pouco mais de 1% do rebanho paranaense é certificado, o que corresponde a 225 mil animais. ”Nossa meta é atingir 100% em 2005, pois em 2006 a rastreabilidade se tornará obrigatória”, lembrou Pessuti.
Para participar do programa, o pecuarista paranaense deve se inscrever na Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) onde sua propriedade está cadastrada com fotocópias do RG, CPF ou CNPJ, INCRA e ITR, além da relação atualizada dos animais da propriedade. Com estes documentos ele preenche um termo de adesão, paga uma taxa e recebe os brincos.
Entre 20 e 30 dias os técnicos da Seab e da Divisão de Defesa Sanitária Animal (DDSA) fazem a visita de avaliação para emissão do certificado de conformidade.
Fonte: Folha de Londrina/PR (por Carolina Avansini), adaptado por Equipe BeefPoint
0 Comments
A secretaria terá um corpo técnico para atender a todos os produtores do PR?
Qual é o custo final cobrado?
Vão dar mais enfase ao pequeno ou ao grande produtor, ou isso, não vai acontecer?