Minerva emitirá até R$ 2,5 bilhões em CRAs
24 de março de 2025
Lula desembarca no Japão para discutir acordo com o Mercosul e carne bovina
24 de março de 2025

Paraná: Programa pecuária moderna é reestruturado para impulsionar setor

O programa Pecuária Moderna está passando por uma reestruturação para fortalecer a produtividade e a competitividade da bovinocultura de corte do Paraná. A retomada da iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sistema FAEP, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e o Sistema Ocepar.

O primeiro passo foi a formação de um comitê-gestor, formado por representantes dessas cinco entidades. Após a realização de um diagnóstico, o comitê identificou que 36 mil propriedades rurais do Paraná se dedicam à pecuária de corte, sendo que um terço está localizado na região noroeste do estado. Agora, a meta é iniciar um processo de cadastramento de produtores interessados em aderir ao programa Pecuária Moderna.

“Os produtores interessados deverão entrar em contato com os Técnicos do IDR-Paraná ou Sindicatos Rurais dos seus municípios. Os benefícios práticos esperados são a agregação de valor ao seu produto carne e melhorias na rentabilidade da sua produção”, disse, ao Agro Estadão, o médico veterinário da Seab, Masaru Sugai.

Reativação dos comitês regionais

Outro passo importante é a reativação dos comitês regionais, para identificar e desenvolver ações focadas nas demandas dos pecuaristas locais. Os comitês vão poder usar a estrutura dos sindicatos rurais, para realizar reuniões e/ou apoiar outras iniciativas, nas seguintes regiões: Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro), Guarapuava (Centro-Sul), Campo Mourão, Maringá e Umuarama (Noroeste).

Todas as ações serão coordenadas pelo comitê-gestor, mas cada comitê regional será representado por entidades ligadas à pecuária em cada localidade. “O comitê regional tem como atribuição estabelecer contatos com os pecuaristas para elaboração de um Plano Regional de Desenvolvimento da Pecuária, utilizando-se de instrumentos como vídeos educativos e informativos, métodos grupais como Dia de Campo, Unidades de Referência e outros para adoção de tecnologias na exploração pecuária”, detalha Masaru Sugai.

Segundo o médico veterinário da Seab, no próximo mês de abril, serão realizadas as reuniões regionais para estabelecer os cronogramas de ação em cada comitê.

Estratégias digitais

A reestruturação do Pecuária Moderna ainda prevê a utilização de ferramentas digitais para a disseminação de informações qualificadas. Em conjunto, o Sistema FAEP e o IDR-Paraná devem preparar vídeos com conteúdo técnico, para auxiliar os produtores de forma prática. O material será encaminhado para os pecuaristas inscritos no programa e publicado em sites e redes sociais das entidades parceiras.

Fonte: Estadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *