CBRA ratifica selo de qualidade do sêmen da Lagoa
28 de novembro de 2005
Síntese agropecuária BM&F – 30/11/2005
30 de novembro de 2005

Paraná publica listagem de propriedades interditadas

O governo do Paraná publicou ontem, no Diário Oficial do Estado a Resolução 116 com a relação das quatro propriedades em que há suspeita de focos de aftosa e de outras quase 700, nas proximidades. A publicação era uma exigência do Mapa para a vigência da instrução normativa 36, que reduziu a área de risco sanitário. Até então, 36 municípios faziam parte da área considerada de risco. Agora, a nova área abrange propriedades localizadas a um raio dez quilômetros a partir dos locais onde surgiram as suspeitas da doença.

Conforme o novo mapa sanitário, continuam interditadas propriedades rurais nos municípios de Grandes Rios (48), Faxinal (4), Rosário do Ivaí (119), Ortigueira (1), Loanda (94), Amaporã (108), Platina do Paraná (57), Marialva (66), Maringá (135), Astorga (18), Iguaraçu (16) e Sarandi (24).

Com a publicação da IN 36, flexibilizando as áreas de risco sanitário, e da Resolução 116, do governo do estado, a expectativa agora é que outros estados também levantem as fronteiras. “Com essa resolução do Paraná, outros estados devem refazer suas normativas. Pelo menos, nós vamos pressionar para que isso aconteça o quanto antes”, comentou o assessor econômico do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do Paraná (Sindicarnes-PR), Gustavo Fanaya.

Fonte: Paraná On Line (por Lyrian Saiki), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.