Fechamento 11:52 – 05/11/01
5 de novembro de 2001
Mapa discute realização da quarentena após fim da aftosa no RS
7 de novembro de 2001

Paraná segue adiantado no programa de vacinação

O Paraná deverá concluir, até 20 de novembro, a última etapa da campanha de vacinação do seu rebanho bovino contra a febre aftosa. A meta do governo é imunizar cerca de dez milhões de cabeças de gado, o equivalente a 98,5% do rebanho local. Esse percentual corresponde ao mesmo índice de cobertura atingido na primeira etapa da campanha de vacinação, realizada em maio.

Os criadores de gado paranaenses deverão bancar o custo da vacina, em média, de R$ 0,85 a dose. O trabalho de imunização do rebanho deverá cobrir os 399 municípios mas, segundo o diretor do departamento de fiscalização da Secretaria de Agricultura, Luiz Carlos Hatschbach, foram listadas áreas prioritárias. É o caso da região sudoeste, onde se concentram mais de 100 mil cabeças de gado, distribuídas entre 7,5 mil propriedades rurais localizadas próxima à fronteira com a Argentina. A operação especial na área fronteiriça visa reduzir os riscos de contaminação. “Não podemos descuidar dessa área. Por isso, continuaremos mantendo o nosso pessoal atuando em tempo integral nas aduanas”, afirma Hatschbach.

No primeiro semestre deste ano, foram detectados vários focos de febre aftosa nos rebanhos de gado do Rio Grande do Sul, da Argentina e do Uruguai. No Paraná, no entanto, não foram registrados casos.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Rosely Vargas), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.