Mercado físico da vaca gorda – 24-01-2012
25 de janeiro de 2012
Mercado futuro do boi gordo – 24-01-2012
25 de janeiro de 2012

PR: casos de raiva bovina no norte do estado

Os criadores devem vacinar todo o seu rebanho contra a raiva bovina, informou comunicado da Secretaria de Agricultura do Paraná.

O governo do Paraná informou que, até a última sexta-feira (20), recebeu a notificação de 22 casos de raiva bovina, doença causada pelas mordidas de morcegos hematófagos contaminados. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, as ocorrências estão localizadas na região norte do Paraná.

“O importante é que os produtores adotem medidas preventivas para que possamos combater e acompanhar esses focos”, afirmou, em nota, Elzira Jorge Pierre, responsável pela área de raiva do Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária.

Os criadores devem vacinar todo o seu rebanho contra a raiva bovina, informou comunicado da Secretaria de Agricultura do Paraná. Nos animais de criação, a vacinação é feita a partir dos três meses de idade, com reforço após 30 dias, e depois uma vez por ano. Os proprietários de áreas próximas dos focos de raiva bovina devem vacinar seus rebanhos e também animais domésticos.

Além disso, devem informar sobre a existência de abrigos de morcegos hematófagos e notificar a ocorrência de novos casos e, em caso de morte, a realização da coleta do material para diagnóstico.

Causada por um vírus, a raiva bovina não tem cura, levando à morte. Os primeiros sintomas apresentados pelos animais infectados são a perda de apetite, salivação, inquietação e mudança de hábitos. A doença, que também pode infectar humanos, paralisa os membros posteriores dos animais.

Fonte: jornal Valor Econômico, adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.