Fazenda Santa Neide – Coxim/MS
A Fazenda Santa Neide, localizada em Coxim (MS) no pantanal matogrossense, às margens do rio Piquiri a 370 km de Campo Grande, é de propriedade da Madecal Agropecuária, de Santa Catarina. O administrador da fazenda, que tem 12 mil hectares, é Osvaldo Candido da Silva.
A propriedade trabalha com produção de carne, com cria, recria e engorda, utilizando o cruzamento terminal com Red Angus. A fazenda conta atualmente com seis mil matrizes Nelore, sendo 100% colocadas em inseminação artificial e repassadas com touro Nelore. A taxa de reposição anual das matrizes é de 15%, sendo a reposição oriunda do próprio plantel.
Os machos ½ sangue ao atingirem 350 kg são castrados e, abatidos com 17,5 arrobas aos 22 meses, tendo como suplementação estratégica apenas mineral.
É integrante do programa Novilho Precoce do Mato Grosso do Sul, onde abate recebendo incentivo do Estado. Nesse sistema, mantém 27% de desfrute, pretendendo chegar a 30% com a diminuição da idade média de abate. Também faz parte do Programa Carrefour, fornecendo 1500 novilhas terminadas por ano.
A fazenda conta com seu trabalho reconhecido em leilões e exposições, como a Expocam, de Camapuã (MS), onde seus lotes conquistaram prêmios e foram negociados por excelentes valores.
Os touros da bateria Lagoa mais utilizados são Rawhide (Red Angus) e Solimões (Nelore), sendo que os diretores da fazenda estão muito satisfeitos com os resultados alcançados. “Estou muito satisfeito com os touros da Lagoa e vou continuar usando-os intensamente em nosso rebanho”, declara Osvaldo.
Alexandre Zadra, gerente de produto Corte/Taurinos da Lagoa, sugere que a propriedade “use as ½ sangue para desmamar um bezerro ¾ Nelore de qualidade, abatendo-os com 26 a 28 meses e 16,5 arrobas a pasto. Já as novilhas ½ sangue Red Angus com 14 arrobas aos 20 meses de idade”.
Para acessar o site da Lagoa, clique aqui.
Fonte: Assessoria de Impresa Lagoa da Serra