Bovinocultura de corte cresce no 1º semestre
29 de outubro de 2015
Processadora de carne suína chinesa compra companhia de carne bovina australiana
29 de outubro de 2015

Parlamento Europeu rejeita proposta de autonomia para transgênicos

O Parlamento Europeu rejeitou hoje um plano para permitir que os Estados da União Europeia tenham direito a banir o cultivo de lavouras geneticamente modificadas, uma votação que coloca o governo regional em desacordo com muitos países membros. A proposta, apresentada em abril pela Comissão Europeia, foi rejeitada por 577 votos a 75, com 38 abstenções. O objetivo do plano era alterar a legislação existente para permitir que os Estados-membros pudessem impedir o uso de culturas transgênicas autorizadas pela UE em seu território.

Mais da metade dos Estados Membros disseram que iriam aproveitar o chamado “opt-out” (expressão que indica o direito de não participar de algo) e proibir as culturas controversas. Mas o plano encontrou críticas de legisladores da UE e órgãos ligados à indústria, que disseram que as regras de mercado livre do bloco poderiam ser violadas.

Apesar da votação, a Comissão — braço executivo da UE — informou que não vai retirar a proposta legislativa, disse o Parlamento em um comunicado.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.