Vencer desafios
13 de dezembro de 2004
CICB comemora manutenção da taxa do wet blue
15 de dezembro de 2004

Pasto viciado?

Uma das perguntas mais curiosas dos produtores que vão iniciar adubação com nitrogênio em pastagens é: Meu pasto não vai ficar viciado?

A primeira vez que ouvi isso achei graça e não entendi muito bem o questionamento. Mas como a preocupação era realmente legítima o produtor explicou: “Vou ter que adubar todo ano?”

Essa questão retrata bem a aversão que a pecuária mantém em relação à utilização de insumos e isso não é por acaso…

Vários são os casos de insucesso no uso da chamada “tecnologia” cuja principal causa é falta de conhecimento e incapacidade de análise das conseqüências por parte de quem a indicou. Lembrei daquela piada que tem lá seu fundo de verdade, sobre a diferença do médico e do agrônomo: Quando o agrônomo erra a terra mostra… Quando o médico erra a terra esconde!

Nossa classe tem que encarar o “bicho” de frente e dizer claramente ao produtor que para aumentar a lotação e a produtividade ele vai SIM precisar adubar todo ano como fazem os agricultores que querem sobreviver. Além disso, também é preciso explicar que terão de aprender em conjunto a controlar a dose, pois pior do que a falta de pasto, somente a sobra exagerada.


Como assim aprender em conjunto? É isso mesmo… Não existe receita que funcione para todas as situações! O que importa é que você tenha uma boa base para saber interpretar as respostas e definir os próximos passos.

Quando se consegue entender esse mecanismo e “dominar” a utilização dessa ferramenta quem fica viciado em adubo é o produtor e não o pasto.


ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319
E-mail: viaverde@viaverde.agr.br

0 Comments

  1. Sebastião G. Sampaio disse:

    Excelente colocação!

    Gasta-se uma boiada para fazer o pasto, e usar 20 anos. E não se gasta 1 boi para adubar o pasto e usar 05 anos.