Mercado Físico da Vaca – 06/05/09
6 de maio de 2009
Mercados Futuros – 07/05/09
8 de maio de 2009

Paulo Bastos: vamos avançar, o Brasil precisa crescer

Embora o mercado externo seja importante e fundamental para o agronegócio brasileiro é importante saber: o que é aqui produzido aqui será consumido. O mapa dessa nova estrada da boiada, começará a ser desenhado por uma melhoria contínua da renda média do povo brasileiro. Isso não pode parar.

O leitor do BeefPoint Paulo Cesar Bastos, de Feira de Santana, Bahia, enviou um comentário ao artigo “O agronegócio e o mercado interno na luta contra a crise“. Abaixo leia alguns trecho dessa carta.

“Embora o mercado externo seja importante e fundamental para o agronegócio brasileiro é importante saber: o que é aqui produzido aqui será consumido.

A carne bovina cujo fator elasticidade renda é próximo de 1 tem um enorme mercado potencial. O nosso consumo em torno de 36 kg/habitante/ano permite um crescimento, vez que outros países, bem próximos, chegam aos 67 kg/habitante/ano.

O mapa dessa nova estrada da boiada, começará a ser desenhado por uma melhoria contínua da renda média do povo brasileiro. Isso não pode parar.

A pesquisa e o desenvolvimento poderão nos garantir a condição de liderar o mercado mundial de alimentos e de biocombustíveis, sem prejudicar o meio ambiente e evitando novos desmatamentos, com uma política para recuperar áreas de pastagens degradadas no Nordeste Brasileiro. O semi-árido que não é problema, será uma solução.

Precisamos fazer a coisa certa da forma certa. Tecnologias adequadas e/ou adaptadas serão as ferramentas para o sucesso. Desenvolvimento pelo conhecimento. Interagir e integrar o saber acadêmico com uma extensão rural e tecnológica para levar a pesquisa à produção.

Precisamos compreender e entender o nosso Brasil como um todo, desenvolvendo estratégias compartilhadas e incentivando a cooperação entre os estados e as regiões. Inovar é preciso.

Nos países desenvolvidos e inovadores a mentalidade é da soma e do ganha-ganha, não se constrói nada sozinho. Acelerando o crescimento e levando o desenvolvimento às regiões mais carentes do nosso Brasil estaremos ampliando o mercado interno de forma sustentável para a produção agropecuária brasileira, além de melhorar a qualidade de vida da nossa população.

Vamos avançar, o Brasil precisa crescer e vai vencer com cooperação, capacitação, comunicação, comprometimento e confiança.
Finalizando e lembrando para os mais urbanos :

Paulo Cesar Bastos é engenheiro civil e produtor rural”

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

Os comentários estão encerrados.