Mercado Físico da Vaca – 01/06/09
1 de junho de 2009
Mercados Futuros – 02/06/09
3 de junho de 2009

Paulo C. Bastos aponta necessidade de sustentabilidade

O desenvolvimento sustentável não é uma utopia é uma necessidade da nova sociedade. A sustentabilidade, no entanto, precisa ser apoiada, sustentada, e para isso necessita dos três pilares básicos, sendo economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa. Não se trata de sonho poético mas de um olhar pragmático para o futuro.

O leitor do BeefPoint Paulo Cesar Bastos (Produção de gado de corte), de Feira de Santana, Bahia, enviou um comentário ao artigo “Carne orgânica no Pantanal: sustentabilidade, agregação de valor e comprometimento“. Abaixo leia a carta na íntegra.

“O desenvolvimento sustentável não é uma utopia é uma necessidade da nova sociedade. A sustentabilidade, no entanto, precisa ser apoiada, sustentada, e para isso necessita dos três pilares básicos, sendo economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa. Não se trata de sonho poético mas de um olhar pragmático para o futuro. Isto precisa, sempre, ser dito.

As vendas dos produtos orgânicos, no mundo, aumentaram 57% de 2002 a 2006, diz o relatório “The World Of Organic Agriculture: Statistics and Emerging Trends” de 2008. EUA e a União Europeia são responsáveis por mais de 90% do consumo mundial dos orgânicos. A produção, no entanto, está espalhada por todos os continentes. Apesar da crise, a demanda europeia e americana tendem a crescer e superar, por enquanto, a oferta. Aí está a nossa chance.

Para o Brasil as perspectivas são excelentes. São oportunidades que se apresentam, principalmente, para a agricultura familiar com aspectos vantajosos para gerar trabalho e mais renda com sistemas produtivos que preservam o meio ambiente promovendo progresso e melhor qualidade de vida. Olhe aí os três pilares, os 3P.

Para a bovinocultura as oportunidades são mais diversificadas e podem contemplar desde a criação familiar até estruturas empresariais mais sofisticadas. Existe lugar para todos. Precisamos, no entanto, de mentalidades inovadoras que permitam desenvolver a criatividade no sentido de aproveitar o que a natureza nos legou, pastagens naturais, e a tecnologia implementou, as cultivadas. Enfim, o boi de capim.

Carecemos, no entanto, de um aprimoramento produtivo e de cultura de negócios que estimule o associativismo e o empreendorismo saudável com o fim de desenvolver a capacitação, a cooperação, a comunicação, o comprometimento e a confiança que formam os 5C, as modernas ferramentas que construirão o novo caminho do Brasil através da trilha do progresso interiorizado e de forma sustentável.

O sertão não virou mar, mas produz a comida de quem vive na beira do mar. O exemplo do pantanal, como dito, não deve ser receita, mas sim inspiração. As tecnologias geradas com os conhecimentos locais não devem ser replicadas, mas podem ser adaptadas, regionalizadas, aclimatadas e reaplicadas.

Vale lembrar outra variável fundamental para encontrar a raiz da equação do progresso que é a interação do saber científico e acadêmico com as demandas tecnológicas do setor produtivo, a sistematização dos conhecimentos tradicionais e a definição das estratégias e soluções tecnológicas sustentáveis.

Vamos continuar avançando e cultivando a esperança de que as idéias criativas e as atitudes inovadoras nos ajudem a construir um Brasil democrático, livre, desenvolvido e justo.”

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

Os comentários estão encerrados.