Frigoalta demite e culpa valorização do real
15 de março de 2005
Análise Semanal – 17/03/2005
17 de março de 2005

PBQC investirá R$6mi na qualidade do couro

O Programa Brasileiro de Qualidade do Couro (PBQC) é uma iniciativa do Centro das Industrias de Curtume do Brasil (CICB) e Sebrae tentando melhorar o aproveitamento do couro e aumentar a qualidade do couro produzido. “O Brasil perde mais de um milhão de dólares por ano em relação ao couro” afirma Creusa Marlene Batista, coordenadora nacional do PBQC.

Marlene Batista defende a posição de que uma boa qualidade do couro só traria benefícios para o país, para produtores, frigoríficos e curtumes.

O PBQC é uma iniciativa de fundo público/privado que contará com seis milhões de reais para financiamento do projeto. O projeto em sua primeira etapa pretende preparar os profissionais com cerca de “352 eventos, com a preparação de 14.080 profissionais de frigoríficos” e cerca de “255 eventos para treinamento de 38.000 pecuaristas durante um ano”, relata Creusa. A etapa de treinamento será a primeira de uma série. Elas visam desde a preparação até a difusão do conhecimento junto aos produtores.

No Pará, relata Marlene Batista, já existe uma iniciativa que premia o produtor pela qualidade do couro e já obtém sucesso. Um acordo onde “animais jovens são brincados com a identificação do programa e no abate se não apresentarem marca de fogo em nenhum lugar, riscos, nem ectoparasitas e ferrões, o pecuarista irá receber R$ 1,00 por arroba. O curtume pagará ao frigorífico que repassará ao pecuarista”, explica Creusa.

Fonte: Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.