Fechamento 12:25 – 02/01/02
2 de janeiro de 2002
EUA: estratégias para divulgação de carnes em 2002
4 de janeiro de 2002

Pecuária em evidência no Tocantins

A pecuária tocantinense alcançou uma de suas maiores conquistas no ano de 2001. O Estado, que faz parte do Circuito Pecuário Leste, foi classificado como área livre de febre aftosa, com vacinação, em maio passado. Isso envolveu um trabalho conjunto dos governos estadual e federal, de conscientização do produtor sobre a necessidade de erradicar a doença para conquistar novos mercados.

O rebanho tocantinense conta hoje com 6,354 milhões de cabeças, com índice de 98,3% de vacinação na primeira etapa da campanha de vacinação antiaftosa, em maio. Desde a criação do Estado até hoje, o secretário da Agricultura e Abastecimento, Nasser Iunes, estima que o rebanho tocantinense cresceu cerca de 40% e ao mesmo tempo elevou sua produtividade e qualidade genética.

Exportação

O status de área livre é o passaporte da carne tocantinense rumo ao mercado europeu. Atualmente, o Estado já exporta carne e derivados para alguns países asiáticos. “Somos um Estado exportador em potencial”, avalia o secretário, lembrando que manter o status de área livre de aftosa é a principal meta no momento. Este ano, o Tocantins recebeu R$ 4,5 milhões em recursos federais para aplicação em sanidade animal e vegetal.

Além de área livre de febre aftosa, o Estado conquistou também o status de área livre de peste suína e, no momento, o trabalho está concentrado no programa de combate à raiva, brucelose e tuberculose. “Não podemos baixar a guarda, temos ainda muito a fazer para que seja mantido o status de área livre de febre aftosa e para que sejamos zona livre de outras doenças”, afirma o secretário da Agricultura.

Fonte: O Popular/ GO e Jornal do Tocantins (por Graziela Delalibera), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.