Entidades de pecuaristas de todo o País estão se articulando para uma ampla promoção da carne bovina no mercado interno, cujo consumo per capita, desde 1997, está estagnado ao redor dos 36 quilos/ano. Na quinta-feira passada (12), um grupo de pecuaristas paulistas esteve em Goiânia para convidar o coordenador do Fórum Nacional da Pecuária de Corte, Antenor Nogueira, a assumir a presidência do Serviço de Informação da Carne (SIC), entidade inteiramente voltada para a divulgação do produto.
O SIC conta com um site na internet (www.sic.org.br), onde coloca à disposição do consumidor receitas à base de carne bovina, informações sobre os diversos cortes, as qualidades nutritivas do produto, dicas sobre como manipular e até dados estatísticos sobre a produção bovina brasileira e considerações quanto à importância da rastreabilidade e dos serviços de inspeção para a garantia de qualidade da carne.
“Estamos adotando um novo conceito de relação com o consumidor, que não reage mais por impulso, mas por conhecimento do produto”, diz o secretário-executivo do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec-SP), João Gilberto Bento.
Parceria
O coordenador do Fórum Nacional da Pecuária de Corte não só aceitou a proposta de se adotar o SIC como uma ação de nível nacional, como se comprometeu a mobilizar as entidades de pecuaristas do País para apoiar o projeto. Segundo ele, a primeira tarefa será a introdução do link do SIC nos sites das federações de agricultura, sindicatos rurais e entidades de pecuaristas. “Isso potencializará a capacidade do SIC fazer suas informações chegarem até o consumidor”, diz Nogueira, para quem a expansão do mercado brasileiro de carne é uma condição vital para a pecuária nacional de corte.
O presidente do Fundepec-SP, Ovídio Carlos de Brito, admite que a divulgação do SIC pela internet pressupõe um acesso relativamente restrito ao público consumidor de carne, visto que nem todos têm computador. Ele pondera, entretanto, que o público alcançado é de nível cultural elevado e constituído, em grande parte, por pessoas formadoras de opinião. “Por isso mesmo, queremos um site que não seja só para o consumidor de carne, mas também para o professor, o estudante e o pesquisador”, diz o também dirigente do Fundepec-SP, Abdo Carin Suleiman Jr.
Fonte: O Popular/GO (por Edimilson de Souza Lima), adaptado por Equipe BeefPoint