O pecuarista Valdomiro Poliselli Júnior, de São Paulo, esteve na segunda-feira, em Goiânia, onde apresentou ao secretário da Agricultura, José Mário Schreiner, projeto de um criatório de gado de elite e confinamento de novilho precoce em Nova Crixás. De acordo com o secretário a iniciativa é de grande importância para o desenvolvimento da pecuária goiana e representará investimentos iniciais de R$ 5,8 milhões em obras de infra-estrutura e formação do plantel.
De acordo com José Mário, o projeto prevê a importação de matrizes e de embriões das raças Red Angus e Limousin, do Canadá, para formação de um plantel de alta linhagem. Instalado nas fazendas São Roque e Matrinchã, esse rebanho será destinado à produção de novilhas e reprodutores POI (Puro de Origem Importado) para repasse a criadores da região, que funcionariam como integrados, produzindo novilhos para engorda em confinamentos do próprio projeto.
Parceria
Para o secretário da Agricultura, o sistema de parceria pode ser de grande importância para os pecuaristas de Nova Crixás e municípios vizinhos, que receberão do projeto um material genético de alta qualidade e produzirão para mercado certo, em condições previamente determinadas. Segundo ele, desde que estabelecida sobre bases justas, a parceria pode representar no meio rural a tranqüilidade que o produtor precisa para desenvolver sua atividade sem os riscos e sobressaltos do processo de comercialização.
Conforme Schreiner, Poliselli, que deve pleitear financiamento do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), pretende, ainda este ano, dar início ao projeto com o confinamento de 10 mil bois chegando a 2007 com a engorda anual de 50 mil animais.
Fonte: O Popular/ GO, adaptado por Equipe BeefPoint