Rondônia deixa de produzir R$ 1 bilhão por ano na pecuária
12 de dezembro de 2005
Rússia e União Européia cancelam reuniões com o Brasil
14 de dezembro de 2005

Pecuaristas alagoanos querem agência de defesa animal

Os pecuaristas alagoanos vão reivindicar a aprovação do projeto de criação da Agência de Defesa Animal do Estado. Hoje, às 15h, um grupo de criadores se reúne com deputados na Assembléia Legislativa. O anúncio foi feito durante a reunião do Fórum Permanente da Agropecuária Alagoana, ocorrida na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal).

A criação da agência é um dos principais requisitos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que Alagoas deixe o estágio de zona de risco desconhecido de febre aftosa. Em reunião de pecuaristas realizada no dia 29 de novembro, em Olho D’Água das Flores, o presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Assembléia, deputado Marcos Ferreira, disse que o orçamento só seria votado após a aprovação do projeto da agência.

“É urgente que o projeto da agência seja aprovado antes da definição do orçamento, pois se corre o risco de não se ter dinheiro para a sua criação. Sem esse órgão, a luta contra a aftosa em Alagoas não avança”, enfatizou o presidente da Faeal, Álvaro Almeida.

Durante a reunião do Fórum, ele pediu o apoio do deputado Sérgio Toledo na agilização do envio do documento para votação. Toledo reconheceu que a burocracia administrativa é um empecilho, mas garantiu o seu apoio para a aprovação do projeto. “Creio que ninguém será contra algo que traz benefícios a Alagoas”, declarou o deputado.

Vacinação

Ainda no Fórum, o diretor de Extensão Rural e Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria Executiva de Agricultura (Seagri), Hibernon Cavalcante, passou informes sobre a campanha de vacinação contra a aftosa.

A estimativa da secretaria é que 900 mil animais tenham sido imunizados na última etapa de vacinação. Isso representa um aumento de 337 mil cabeças em relação à campanha de abril de 2005, quando foram declarados 563 mil animais. O resultado oficial da vacinação deve ser divulgado pela Seagri até sexta-feira.

Fonte: Tribuna de Alagoas, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.