A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa 2003, que começa dia 1o de março, tem como meta alcançar uma cobertura vacinal de no mínimo 95% em todo o Estado da Bahia. No segundo semestre do ano passado a imunização dos animais alcançou 92,8%.
A campanha deste ano tem como novidade a vacinação participativa. “Entre as estratégias dessa pré-campanha feita pelas coordenadorias do interior, realizaremos reuniões com toda a cadeia envolvida na questão da aftosa e formaremos parcerias para vacinar, no mínimo, 95% do rebanho”, destacou o diretor geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), Luciano Figueiredo. “Vamos elevar os índices dos municípios que ficaram abaixo de 90% de cobertura vacinal, sem negligenciar com as localidades que já vinham alcançando índices altos”, afirmou.
“Se cada coordenadoria atingir um índice de imunização alto e uniforme, o Estado terá dado um grande salto não só quantitativo como qualitativo na vacinação”, explicou o diretor.
Outra estratégia desta etapa é a criação de núcleos regionais de defesa, que funcionarão como comitês que terão o papel de acionar os sindicatos, associações e demais entidades relacionadas ao assunto.
A participação de associações de criadores, revendedores e distribuidores será outro destaque. Representantes da Associação Baiana dos Criadores (Abac), Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) e Fundo de Apoio ao Produtor (Fundap) estão mobilizados para ajudar na vacinação.
Fonte: A Tarde/BA, adaptado por Equipe BeefPoint