Frigorífico dos EUA leva carne às Olimpíadas
17 de agosto de 2004
10o Leilão Ipameri oferta Canchim
19 de agosto de 2004

Pecuaristas canadenses processam governo dos EUA

Em um esforço para recuperar as perdas financeiras geradas pelo fechamento da fronteira dos Estados Unidos ao gado bovino canadense, um grupo de produtores do Canadá lançou um processo multimilionário contra o governo dos EUA.

A notícia da intenção de submeter acusação sob a provisão do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (North American Free Trade Agreement – NAFTA) foi divulgada na última quinta-feira, em Washington. A acusação será relacionada a danos pelos investimentos em estabelecimentos de criação e engorda prejudicados pelo fechamento da fronteira desde maio de 2003 – após a descoberta de um único caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da ‘vaca louca’, em um animal de Alberta.

De acordo com o porta-voz do grupo Pecuaristas Canadenses para um Comércio Justo, Rick Paskal, o plano deverá levar outros produtores canadenses a lançarem acusações similares e pressionarem políticos de Washington a tomar alguma atitude. Segundo ele, as primeiras cinco ações se referem a danos de US$ 113 milhões. “Nós esperamos ter um processo de meio bilhão de dólares, talvez um bilhão, contra o governo dos EUA. Nós esperamos que isso abra a fronteira”.

O presidente da Federação de Exportação de Carne Bovina do Canadá, Ted Haney, disse que este processo junto ao NAFTA mostra que os produtores canadenses estão frustrados com as perdas financeiras e com o fato de a fronteira dos EUA permanecer fechada para os bovinos canadenses.

Apesar de as autoridades dos EUA terem declarado que a carne bovina canadense é segura, a fronteira permanece fechada para bovinos vivos e a expectativa é que a grande quantidade de bovinos mais velhos leve a uma crise em breve no Canadá.

A ação tem como objetivo pressionar os oficiais dos EUA forçando o governo a “reembolsar” os produtores canadenses pelas perdas relacionadas ao fechamento da fronteira.

Fonte: MeatingPlace.com (por Brendan O’Neill), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.