Uma missão de pecuaristas chilenos visitará o Rio Grande do Sul no dia 13 deste mês para avaliar a reabertura de seu mercado à carne gaúcha. Representantes da Federação da Agricultura do Estado (Farsul) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estão preparando a recepção aos negociadores.
O Estado do Rio Grande do Sul deixou de vender para o Chile cerca de 1,2 mil toneladas de carne bovina e suína desde o ressurgimento da febre aftosa, há um ano. Também haverá inspeção de carne suína em Santa Catarina e Paraná. Conforme o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, as exportações podem recomeçar em 30 dias.
EUA diz que Brasil deve provar que está livre da aftosa
Os produtores brasileiros precisam provar que o rebanho bovino está livre da febre aftosa para exportar carne para os Estados Unidos. A afirmação foi feita pela embaixadora do país, Donna Hrinak, que ressaltou que as barreiras protecionistas são um problema que deve ser resolvido com um acordo multilateral.
Ela e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pratini de Moraes, participaram sexta-feira (03/05) da ExpoZebu 2002, em Uberaba (MG).
Fonte: Diário Popular/ RS e Campo Grande News (por Edivaldo Bitencourt), adaptado por Equipe BeefPoint