Os 880 animais que estão no confinamento na fazenda em Bandeirantes, na região central de Mato Grosso do Sul, devem ir para o abate até o final de novembro. Há poucos dias, o pecuarista Nedson Rodrigues encaminhou 80 cabeças para o frigorífico e recebeu R$ 103,00 pela arroba, com aumento de 7% em relação ao valor de um mês atrás.
Segundo Rodrigues, as contas estão fechando melhor em relação aos custos antigos. Sendo assim, se pelo menos houver estabilidade, já é algo bastante positivo para os pecuarista da região. Embora as expectativas é que o preço aumente mais.
Adicionalmente, o aumento nas exportações do Estado ajudou na valorização da arroba. No segundo trimestre do ano, foram enviados mais de 33 mil toneladas de carne para o mercado externo. O número é 14,7% maior em relação ao mesmo período do ano passado.
O pecuarista Ricardo Buonarott, de Ribas do Rio Pardo também salienta que há muito tempo não encontrava preços tão atrativos. Para ele, historicamente, outubro tem se mostrado o preço mais alto do boi. Assim sendo acredita que a arroba do boi gordo vá bater na casa dos R$ 105,00 ou até mais.
Confira abaixo os valores da arroba do boi e vaca gorda, cotados diariamente pela Equipe BeefPoint em duas cidades do Mato Grosso do Sul
Confira na íntegra o relatório completo do 2º trimestre (IBGE)
Fonte: G1, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.