Análise semanal – 09/06/04
9 de junho de 2004
Manejo adequado garante bem-estar animal em leilão
14 de junho de 2004

Pecuaristas goianos já utilizam segunda balança

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), implantou desde fevereiro deste ano o Programa Pesebem nos principais frigoríficos do Estado, cujo objetivo é conferir a pesagem dos animais abatidos. O Sistema elimina as dúvidas quanto ao verdadeiro peso das carcaças, o que assegura a justa remuneração ao produtor.

No Estado, os frigoríficos Goiás Carne, no município de Senador Canedo; Friboi, em Goiânia e Bertín, na cidade de Mozarlândia, já possuem a segunda balança desde o início de sua implantação, informa o coordenador do Programa Pesebem da Faeg, João Pedro Fiorini.

Segundo o coordenador do Pesebem, as balanças são instaladas e operadas por funcionários da Federação. “O Programa mantém um funcionário por período em cada frigorífico”, conta.

O custo para a implantação do Sistema nos frigoríficos, gira em torno de R$ 9 mil reais. As balanças eletrônicas são computadorizadas e apresentam precisão no processo de pesagem, além de vistoriadas pela Inmetro. O valor cobrado ao pecuarista que tenha interesse na adesão do Sistema é apenas R$ 1 real por animal abatido. “Os pecuaristas que aderiram ao Programa estão satisfeitos com o controle”, revela.

Fiorini informa que três novos frigoríficos no Estado receberão o Sistema de pesagem ainda este mês, sendo eles o Frigoestrela, em Mineiros e as duas unidades do Frigoalta, nas cidades de Cachoeira Alta e Jataí. “Todos já deram sinal verde”, conta.

De acordo com o Fiorini, cerca de 20% dos animais abatidos nos três frigoríficos de GO passam pela segunda balança. Os pecuaristas interessados na adesão do Sistema devem se cadastrar no Programa Pesebem, na sede da Federação ou no Sindicato Rural mais próximo. “Esperamos chegar a 30% de adesão dos produtores”, finaliza o coordenador do Pesebem.

Fonte: Juliano Fantazia, da Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Rogério Trevisoli disse:

    O Pesebem já é uma realidade. Isto mostra a força do produtor rural goiano. Quando juntos, Produtor Rural e a Entidade representativa (Sindicatos/Federações), podemos reinvidicar nossas necessidades.

    Nós temos o poder de mudarmos as situações, basta nos unirmos em prol do bem comum.

    Abraços

  2. Luiz Carlos R. Coimbra disse:

    Achei muito importante o Programa Pesebem da (Faeg). Seria bom que programa como este fosse implantado em todos estados, principalmente naqueles que têm uma forte vocação pecuária.