Criadores da raça Caracu lançaram este mês o grupo “Fazendas Reunidas Caracu de Corte”, que tem como objetivo o fornecimento de touros Caracu de excelente qualidade e conformação frigorífica, com precocidade de acabamento, para utilização em cruzamentos industriais e também para utilização em raça pura.
Integram o grupo as Fazendas Aurora (SP), de Isabel Penteado; São Bento (GO), de Leandro Bastos; Anna Sophia (MT), de Arno Schneider; Boqueirão do Cedro (GO), de Miguel de Amorim; Alegrete (GO), de Paula & Daniel Guimarães; Santa Marta (GO), de Antonio de Castro e a Agropecuária Extramadoiro (MG), de Guilhermo e Algerio López.
O critério de seleção será comum a todas essas propriedades que participarão de um sumário único, elaborado pelo Grupo de Melhoramento Animal (GMA) da USP – campus Pirassununga, sob a orientação do professor José Bento S. Ferraz e sua equipe. A intenção dos pecuaristas é realizar o trabalho conjunto na seleção e comercialização dos produtos e organizar um leilão anual dos animais “Top 10” do sumário de cada criador. Outra meta do grupo é organizar show rooms pelo Brasil. “Atualmente já dispomos de show rooms em São Paulo, Goiás e Mato Grosso. Futuramente está previsto um no Pará”, comenta Isabel.
As Fazendas convidarão outros criadores da raça para participar do projeto. No total o grupo possui hoje cerca de 2.700 cabeças de gado.
Fonte: Paulo Roberto Brino Mattus, da Equipe BeefPoint