Os julgamentos das raças bovinas são uma das atrações da Festa Estadual do Milho, que acontece até domingo, em Xanxerê, Santa Catarina. São 500 animais que irão para a pista concorrer aos troféus.
O veterinário que coordena o julgamento das raças de corte, Josino Paim Filho, disse que a região está se tornando referência em genética voltada para reprodução. Através de sêmen importado da Europa e América do Norte e tecnologias como transferência de embriões, várias cabanhas da região oeste catarinense formaram reprodutores com bom ganho de peso, rusticidade e rendimento de carcaça.
Animais e sêmen da região são procurados por criadores do Centro-Oeste. Paim Filho destacou que a criação voltada para a obtenção de animais puros e venda de reprodutores agrega valor e necessita de espaço menor para criação do que a venda de gado geral.
O proprietário da Cabanha São Miguel, Adil Durlo, recebeu o troféu de grande campeão da raça tabapuã, que vale entre R$ 40 e 50 mil. Cada dose de sêmen custa entre R$ 40 e 50.
Para o veterinário Henrique Rumpf, o oeste de Santa Catarina tem um grande potencial, principalmente com as raças européias. Ele compara também o estado com o padrão de qualidade genética de São Paulo e Paraná.
Fonte: Diário Catarinense (por Darci Debona), adaptado por Equipe BeefPoint