Cinco criadores paranaenses participaram do 14o Julgamento de Carcaças Nelore Natural, promovido pela Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) que mantém o programa Nelore Natural, com venda de carnes especiais nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro. O julgamento de carcaças é o marco inicial para o lançamento do Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN) no Paraná.
Os proprietários das carcaças e lotes campeões do 14o Julgamento foram premiados na última quarta-feira (06), na abertura do Leilão Renovação, que aconteceu no Recinto de Leilões ”Hermelindo Bolfer”, no Parque Francisco Feio Ribeiro, em Maringá.
O julgamento incluiu abates nos frigoríficos Amambai, em Maringá, e Margem, em Paranavaí, ambos no Paraná, entre os dias 7 e 11 de outubro, quando foram avaliados 552 animais. Na ocasião, a ACNB superou a marca de 10 mil carcaças bovinas avaliadas, realizadas ao longo de três anos, com animais de sete estados (SP, MS, MG, RO, GO, PR e MT).
Quanto à maturidade, 90,58% das carcaças apresentaram até quatro dentes incisivos permanentes (o que indica uma faixa etária de, em média, até 2,5 anos). Quanto ao acabamento, 90,18% apresentaram cobertura de gordura adequada. Quanto ao peso, 76,35% das carcaças dos novilhos apresentaram peso adequado. As avaliações são feitas em três etapas: o julgamento in vivo (no curral do frigorífico), o julgamento dos lotes de carcaças (na sala de abate) e o julgamento de carcaças resfriadas.
Fonte: Folha de Londrina/PR (por Cláudia Barberato), adaptado por Equipe BeefPoint