O método Penn State Particle Size Separator para a predição do tamanho de partículas de silagens
8 de novembro de 2002
Receita com exportação de carne sobe 6,5%
12 de novembro de 2002

Pecuaristas paranaenses participam de julgamento de carcaças

Cinco criadores paranaenses participaram do 14o Julgamento de Carcaças Nelore Natural, promovido pela Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) que mantém o programa Nelore Natural, com venda de carnes especiais nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro. O julgamento de carcaças é o marco inicial para o lançamento do Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN) no Paraná.

Os proprietários das carcaças e lotes campeões do 14o Julgamento foram premiados na última quarta-feira (06), na abertura do Leilão Renovação, que aconteceu no Recinto de Leilões ”Hermelindo Bolfer”, no Parque Francisco Feio Ribeiro, em Maringá.

O julgamento incluiu abates nos frigoríficos Amambai, em Maringá, e Margem, em Paranavaí, ambos no Paraná, entre os dias 7 e 11 de outubro, quando foram avaliados 552 animais. Na ocasião, a ACNB superou a marca de 10 mil carcaças bovinas avaliadas, realizadas ao longo de três anos, com animais de sete estados (SP, MS, MG, RO, GO, PR e MT).

Quanto à maturidade, 90,58% das carcaças apresentaram até quatro dentes incisivos permanentes (o que indica uma faixa etária de, em média, até 2,5 anos). Quanto ao acabamento, 90,18% apresentaram cobertura de gordura adequada. Quanto ao peso, 76,35% das carcaças dos novilhos apresentaram peso adequado. As avaliações são feitas em três etapas: o julgamento in vivo (no curral do frigorífico), o julgamento dos lotes de carcaças (na sala de abate) e o julgamento de carcaças resfriadas.

Fonte: Folha de Londrina/PR (por Cláudia Barberato), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.