Compactação no momento do plantio
29 de outubro de 2001
Começa amanhã nova etapa de vacinação no MA
31 de outubro de 2001

Pecuaristas preparam gado para 2a etapa da vacinação

Pecuaristas do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba preparam-se para vacinar os rebanhos com idades entre 0 e 30 meses, durante a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que compreende todo o mês de novembro. A abertura oficial da campanha será nesta quinta-feira e a previsão é de que cerca de 2,5 milhões de cabeças sejam imunizadas.

O processo de imunização do rebanho bovino – leiteiro e de corte – ocorre duas vezes por ano. Na primeira etapa, que acontece em maio, a obrigatoriedade da vacinação é extensiva a todo o gado, independente da idade do animal. Este ano a primeira fase foi prorrogada por mais um mês, devido à escassez de doses para determinadas regiões do país e em função do surgimento de focos de aftosa em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, que eram considerados zonas livres de febre aftosa, sem vacinação.

Minas Gerais é um dos estados que estão inclusos no circuito pecuário Centro-Oeste, que foi considerado, no ano passado, zona livre de aftosa, com vacinação, pela Organização Internacional de Epizootias (OIE). A previsão é de que não ocorra falta de vacinas, segundo informação do delegado regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em Uberlândia, Nivaldo Freitas Silva. Estão sob a coordenação da regional de Uberlândia 17 municípios, que abrangem cerca de 14 mil criadores, os quais totalizam um rebanho de aproximadamente 2,2 milhões de cabeças de bovinos. Na primeira etapa da campanha deste ano, a regional de Uberlândia atingiu o índice de 99,08% de vacinação. Na delegacia regional do IMA em Uberaba, que abrange 25 municípios, o índice de vacinação da primeira etapa foi de 99,93% para um universo de 14,9 mil propriedades e um rebanho de 2,067 milhões de cabeças.

Em Uberlândia a abertura oficial dos trabalhos da campanha acontece na próxima quinta-feira, na sede do Sindicato Rural, às 9h30. Em Uberaba, a abertura também acontece no mesmo dia, às 14h30, no auditório do hospital veterinário da Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Virna Campos), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.