Exportações de couro crust continuam em queda
25 de agosto de 2004
Grupo Braido prepara 2o dia de campo
25 de agosto de 2004

Pecuaristas querem reabrir frigorífico em Santana do Livramento

Os produtores rurais de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, resolveram reagir contra a crise enfrentada pelo setor da pecuária de corte gaúcha. Na segunda-feira, um grupo de 54 pecuaristas criou uma cooperativa para assumir uma das duas plantas frigoríficas desativadas do município para passar a abater os seus próprios animais.

O projeto começou a ser esboçado há mais de ano com a intenção de escoar a produção dos fazendeiros de Livramento e valorizar o preço do gado. A expectativa é superar a marca de 100 sócios e começar os abates em dezembro. O primeiro passo foi dado na noite de segunda, quando foram escolhidos os conselhos fiscal e administrativo e elaborado o estatuto.

Como muitos dos primeiros sócios são médicos com experiência na administração da Unimed e Unicred, a cooperativa de carne vai seguir o exemplo do estatuto dessas duas empresas, que também darão apoio logístico. De acordo com o médico e produtor rural Leandro Tholozan, os negócios com a antiga Cooperativa Santanense de Carnes, proprietária da indústria do bairro São Paulo, estão avançados. O frigorífico, fechado há mais de dois anos, deverá ser arrendado pela nova empresa.

O advogado Leonardo Fernandes, um dos criadores do projeto, diz que, na atual safra, existe uma demanda de 30 mil cabeças de gado com dificuldades para serem escoadas. Ele revela que a nova empresa negociou com supermercados locais para comprarem parte da produção. O restante deverá ser entregue na Grande Porto Alegre.

Fonte: Zero Hora/RS (por Luís Eduardo Amaral), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.