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Pecuaristas tentam garantir mercado

A renúncia do secretário de agricultura argentino, Miguel Angel Paulón, anunciada segunda-feira, pode contribuir para o cumprimento do acordo de cavalheiros firmado entre as indústrias e produtores agropecuários brasileiros para vetar a compra de carne daquele país. O produto argentino chegou ao Brasil por US$ 10 a arroba, quase a metade do valor cobrado pelos pecuaristas nacionais. O presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), Gilman Vianna, disse que um dos argumentos utilizados para persuadir os industriais a desistir da carne argentina foi justamente a instabilidade em que o país se encontra.

Conforme a embaixada argentina no Brasil, um dos motivos da renúncia do secretário foi a discordância da política de retenção das exportações para reduzir os preços internos, que no setor agrícola ocorreu por meio da taxação em 20% de 80 produtos. Uma fonte da embaixada disse ainda que as pressões para elevar a taxação da carne de 5% para 20% foram fortes, entretanto, não confirmou se o produto está na lista.

Vianna disse que os produtores brasileiros se sentiram traídos com a preferência pelo produto argentino, já que são parceiros dos frigoríficos na campanha para vender a boa imagem da carne brasileira no exterior, que também conta com a participação do governo federal e está custando R$ 12 milhões. O presidente da Faemg salientou, contudo, que as indústrias alardearam os baixos preços argentinos para tentar redução do valor no mercado interno, que chegou a cair R$ 2. A arroba está sendo vendida a R$ 43,00.

Se os produtores receberam uma ajuda, mesmo que indireta, do governo da Argentina, o mesmo não tem ocorrido em relação ao governo brasileiro. Vianna disse que o governo federal só irá liberar no final de maio os R$ 400 milhões pedidos pelos produtores em forma de EGF (um empréstimo que possibilitará o estoque do produto a exemplo do que acontece com os grãos). O dinheiro é uma das medidas essenciais para fomentar as exportações brasileiras.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Ciara Albernaz), adaptado por Equipe BeefPoint

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