Segundo balanço divulgado pela Abipecs (Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína) a receita com exportações de carne suína no mês de abril foi de US$ 57 milhões, um recuo de 50,31% na comparação com o mesmo período de 2005. Em volume, a queda foi de 51,38%, para 28.850 toneladas. O principal motivo para a continuidade da queda no desempenho comercial do setor continua sendo o embargo da Rússia às carnes brasileiras.
“O governo brasileiro precisa reagir a este embargo. A Rússia não está cumprindo com aquilo que prometeu. Quando o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva visitou Moscou no ano passado, o Brasil apoiou a entrada da Rússia na OMC. No protocolo assinado na ocasião, os russos se comprometiam por outro lado a cumprir os acordos da OMC e OIE. Isso não está ocorrendo”, afirmou o presidente da Abipecs, Pedro de Camargo Neto.
O presidente da Abipecs relembra ainda que a Rússia chegou a informar que Santa Catarina seria o próximo Estado brasileiro a ter as exportações normalizadas. O anúncio foi feito durante a visita do primeiro-ministro russo, Mikhail Fradkov, ao Brasil, no início de abril.
“Novamente, a Rússia não cumpriu com o prometido. Parece que ninguém mais cumpre o que combina com o Brasil. A Rússia nas carnes e a Boliva com o gás. O Brasil precisa se impor. O setor de carnes exige uma reação drástica do governo brasileiro”, completou Camargo. As informações são da Abipecs.