![]() |
Pedro Eduardo de FelícioPedro Eduardo de Felício é Professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. |
Nome completo: Pedro Eduardo de Felício
Formação: Médico Veterinário, USP – 1972; Mestre em Genética Animal, USP – 1976; Ph.D, Kansas State University – 1983.
Cargo atual: Professor e Diretor-associado da Faculdade de Engenharia de Alimentos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Maior realização: Para um garoto caipira de Pitangueiras, SP, que lidava melhor com cavalos e vacas do que com gente, obter o título de Ph.D (doutor) nos Estados Unidos foi a maior de todas as proezas.
O que espera realizar: Tornar-me um educador cada vez mais merecedor deste qualificativo e poder ensinar o que consegui aprender a muitas pessoas interessadas em cada canto dessa adorada terra brasileira.
Livro que recomenda: Gostaria de indicar muitos, mas dentre os atuais temos: “Na toca dos leões”, de Fernando Morais, e para quem lê em inglês “Animals in Translation”, de Temple Grandin, sobre comportamento animal.
Empresa que admira: Tenho que nomear duas que atuam nos setores de suínos e aves, e que atingiram um elevado patamar tecnológico: a Sadia e a Perdigão. Devem ser vistas como paradigmas para as empresas de carne bovina. Constituem motivo de orgulho para todos nós.
Personalidade que admira: Meu modelo de nobreza de caráter é o Dr. José Christovam Santos, que dedicou 50 anos de sua vida à Inspeção Sanitária e Higiene dos Alimentos de Origem Animal. Completando 80 anos em julho, ele ainda goza de boa saúde e incrível lucidez.
Dica de sucesso: Jamais correr atrás dele; quanto mais você o procura, mais ele se esconde de você. Seja simples, autêntico. Se tiver que acontecer, que seja porque a sociedade precisa de suas qualidades num dado momento; mas não se iluda, é tudo muito efêmero.
Ditado preferido: “Errar é humano” (Lula). “Mas ficar impune é desumano” (Serra).
Personalidade de destaque no setor: Miguel Russo Neto, vice-presidente do Grupo Independência, representa muito bem a nova geração de empresários da indústria e comércio de carne bovina. É um homem competente, honrado e, sobretudo, modesto.
O que está melhorando no setor: O nível de conhecimento técnico. Com as contratações de pessoal de nível superior, até com cursos de pós-graduação, devemos esperar resultados bem visíveis entre 2010 – 2015.
O que falta no setor: Creio que deveríamos ter mais encontros técnicos em simpósios, seminários, conferências em que as pessoas da pecuária pudessem falar com as da indústria e comércio, de modo a que umas aprendessem algo sobre as outras e aprendessem a se respeitar.
Quem gostaria de ver nessa seção: Meu estimado amigo Dr. Vasco Picchi, médico-veterinário, mestre e doutor pela USP, grande conhecedor da indústria frigorífica nacional.
Visão de futuro: O Brasil pode realizar a sua vocação intrínseca de tornar-se uma terra de oportunidades para todos, investindo mais em educação, e dando combate sem tréguas a tudo que não for perfeitamente honesto. A classe política precisa parar de atrapalhar; nosso povo tem direito a um país decente.
O BeefPoint para você: Ponto de referência “online” da opinião crítica nacional sobre a pecuária e a indústria da carne bovina. Sou um torcedor desde o início.
12 Comments
Prezado Pedro,
Meus parabéns, pois a sua competência e honestidade são admiráveis. É um exemplo para todos nós profissionais.
Caro Pedro,
Que enorme prazer de vê-lo nesta seção. Apesar do nosso contacto sempre ter sido curto, sou seu fã incondicional. Que facilidade e clareza para fazer suas colocações.
Parabéns para o grande cientista da carne.
Abraço forte. Limão
Prof. Pedro realmente faz a diferença…
Profundo conhecedor do assunto Qualidade da Carne. Pessoa séria e digna, que tem prazer e muitas vezes paciência em ensinar o caminho passo a passo que devemos percorrer para ter sucesso dentro deste segmento no mercado de trabalho.
Quando o senhor é perguntado sobre o que está melhorando no setor, com muita propriedade responde: “O nível de conhecimento técnico. Com as contratações de pessoal de nível superior, até com cursos de pós-graduação, devemos esperar resultados bem visíveis entre 2010-2015”.
Podem ter certeza que se o nível de conhecimento técnico melhorou foi graças a pessoas como o prof. Pedro, o próprio Vasco Picchi citado também, que têm se desdobrado para passar os conhecimentos a seu discípulos, assim como eu que sou um deles e sei que existem muitos outros atuando no mercado de trabalho atualmente.
Difícil vai ser realizar a vontade do prof. Pedro em poder ensinar o que ele conseguiu aprender a muitas pessoas interessadas. Pretendo ver meu nome incluso na lista destas pessoas.
Só tenho agradecer ao prof. Pedro por todos os conhecimentos os quais já me foram passados e que sempre continuarei a procurá-lo nos meus momentos de dúvidas.
Parabéns a equipe do BeefPoint pela autenticidade da entrevista com o Prof. Pedro.
Grande abraço à todos!
Eládio Curado de Vellasco Filho
Gerente de produto PQNN (ACNB)
Justíssima a indicação do meu amigo Prof. Pedro de Felício para o “Fazenda a Diferença”. Batalhador sem tréguas e sem descanso em prol da cadeia produtiva da carne em seu elo final, Pedro é também um ser humano digno de menção pela bondade e honestidade.
Parabéns ao BeefPoint e ao homenageado.
Eduardo Penteado Cardoso
Fazenda Mundo Novo – Uberaba/MG
Na sua habitual modéstia, Dr. Pedro Eduardo de Felício não permite antever, em seu perfil, um fato de extrema relevância.
Por sua competência, coragem e lucidez, a pecuária de corte no Brasil poderia bem ser classificada como AP e DP (Antes do Pedro, e Depois do Pedro).
Parabéns, Mestre.
Carlos Arthur Ortenblad
Economista e ex-pecuarista
Só quem conhece o trabalho competente de muitos anos do professor Pedro, a humildade deste profissional, as críticas por ele ressaltadas e sua luta pela pesquisa neste país, sabe a honra que é poder compartilhar de seus conhecimentos, conselhos e ética.
Muito Obrigada Mestre.
Faço minhas as palavra do Eduardo, meu filho. Felício, como dizemos, é técnico competente e pessoa humana admirável. Muito justa a inclusão entre “gente que faz diferença”. Honra ao mérito!
Nossa, como gostaria de lhe conhecer de perto professor. Sou uma admiradora do seu trabalho, fico lisongeada por fazer parte de um país onde existe pessoas como o senhor.
Sou uma simples universitária de Medicina Veterinária, procurando “o aprender” com pessoas iguais a você.
Nunca é tarde para elogiar. A grande diferença do Prof. Pedro é a paixão pelo que faz. Em suas aulas, além de aprender sobre carne, aprendemos atitudes e valores para a toda a vida.
Parabéns, Prof. Pedro, pela sua competência e sua contribuição para uma sociedade melhor.
Prezado Fábio Batista Claudino,
Que bom ouvir isso de você. É uma alegria mesmo, depois de tanto tempo que saiu a entrevista você deve tê-la encontrado e expressou sua opinião sincera.
Espero mesmo ser merecedor do seu elogio.
E quando nos encontrarmos, por favor, diga: eu sou o Fábio, porque eu fico conhecendo tanta gente boa, mas ligar o nome à pessoa para mim é bem complicado.
Abraços, fiquei muito feliz com as suas palavras.
PEdeFelício
isso é verdade, como que tanto tempo se passou, e eu nao havia visto que o senhor tinha estado aqui, mas como é que não poderia, um dos “caras” que mais faz a diferença no Brasil, quem não conhece a história de que quando o senhor era pequeno deu um relógio em troca de uns porquinhos, tinha que ser conhcedor de carne mesmo, desde pequeno já tinha o dom!
Saudades do senhor, tudo de bom, abraço,
Marina Carvalho
Impecável!