Em meio ao acirramento do ambiente concorrencial no mercado brasileiro de alimentos processados, a BRF “inevitavelmente” terá de aceitar que teve uma perda “permanente” de participação de mercado para a JBS Foods — dona da marca Seara, avaliou o Deutsche Bank. Para o banco, o reconhecimento da BRF deve se dar “em nome” da rentabilidade da indústria.
Em relatório divulgado ontem, o Deutsche Bank ressaltou confiar na “racionalidade” da BRF, característica que chegou a ser questionada por analistas devido à decisão de segurar preços e, com isso, não repassar a forte alta de custos provocada pela depreciação do real sobre o dólar.
Além disso, o Deutsche Bank argumenta que a decisão não tornou a BRF uma empresa irracional. No entanto, o banco também ressaltou que, se a BRF falhar em admitir que hoje a JBS Foods é um concorrente “muito mais respeitável” do que qualquer outro que já enfrentou no passado, haverá uma “guerra de preços” com consequências “destrutivas” para as duas companhias.
Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.