Indicador recua R$ 0,10, diminuindo relação de troca
25 de maio de 2007
Irlanda tenta barrar carne brasileira
25 de maio de 2007

Perda de status sanitário poderá ser regionalizada

Um pleito antigo do Brasil deve ser atendido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Hoje a instituição deve aprovar a chamada "zona de contenção". A nova regra permite que, em caso de foco de uma doença, apenas a região atingida perca o status sanitário.

Um pleito antigo do Brasil deve ser atendido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Hoje a instituição deve aprovar a chamada “zona de contenção”. A nova regra permite que, em caso de foco de uma doença, apenas a região atingida perca o status sanitário.

“Talvez seja a decisão mais importante em termos de estrutura”, comentou o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro da Camargo Neto.

Atualmente, todo o estado é penalizado por qualquer ocorrência sanitária e leva até dois anos para recuperar o status anterior ao foco. A nova norma permitirá que apenas a região do entorno do foco perca a condição sanitária.

Se a nova legislação estivesse em vigor, São Paulo nem Santa Catarina teriam sido prejudicados devido à ocorrência de febre aftosa em Mato Grosso do Sul e no Paraná em 2005. As informações são de Neila Baldi, da Gazeta Mercantil.

Comments are closed.