Aceitaram o elogio, mas não a crítica. A nossa prioridade é atender os interesses da maioria e não de um grupo ou mesmo de uma minoria. No entanto, é conveniente que se ressalte aqui a boa parceria que tivemos com a empresa enquanto durou. Convergimos quando deveríamos convergir e divergimos quando deveríamos divergir.
Péricles Pessoa Salazar, presidente da Abrafrigo, comentou sobre a notícia Abrafrigo critica campanha de mídia e marketing do frigorífico JBS, em resposta ao comentário de Ronaldo Carvalho Santos. Veja o comentário do presidente abaixo:
Dr. Ronaldo Carvalho Santos, um profissional de alto quilate que conheço há muitos anos. Já aposentado, tem sido até hoje referência para todos aqueles que ingressam no Ministério da Agricultura como Fiscal Federal Agropecuário.
Quanto ao desligamento da JBS da ABRAFRIGO, deu-se em razão da não aceitação deles da crítica pública que fizemos à segunda fase da campanha publicitária na mídia brasileira.
Não toda a campanha, mas apenas de uma pequena parte, daquela em que o ator Toni Ramos diz para a dona de casa tirar do carrinho uma embalagem de carne e substituir por outra da JBS alegando que esta sim tem inspeção e qualidade. Sugere que a outra não tem os mesmos atributos; isto dentro de uma loja de varejo que se parece com um supermercado.
A ABRAS não se pronunciou concordando implicitamente com a afirmação de que estas redes compram carne sem qualidade e inspeção, como sugere o vídeo da campanha publicitária.
No Boletim ABRAFRIGO do mês de junho/2013 fizemos elogios à campanha porque até então priorizava o Serviço de Inspeção Federal como condição básica de um produto de boa qualidade.
Houve a derrapada e nós nos posicionamos contra. Aceitaram o elogio, mas não a crítica.
A nossa prioridade é atender os interesses da maioria e não de um grupo ou mesmo de uma minoria. No entanto, é conveniente que se ressalte aqui a boa parceria que tivemos com a empresa enquanto durou. Convergimos quando deveríamos convergir e divergimos quando deveríamos divergir.
A ABRAFRIGO é diferente, não aceita o mando individual, mas sempre coletivo.
Estamos estudando a possibilidade de instituirmos um selo de qualidade para complementar a inspeção oficial; um selo que também indique obediência às normas de meio ambiente e trabalhistas. O estudo ainda está em fase embrionária e o resultado dele vai nos indicar a sua viabilidade.
Concordo com a tese da fidelização defendida pelo Dr. Ronaldo. Ela, porém, se aplica para cada empresa individualmente. A expressão “fidelizar” já diz tudo, ou seja, cada uma deve buscar mecanismos próprios para cativar a sua marca no mercado.
É uma ação de caráter individual, não coletivo, porque não se fideliza duzentas marcas ao mesmo tempo. Além, a fidelização custa caro e nem todas as empresas têm fontes de recursos públicos para alavancar uma campanha desta.
O selo ABRAFRIGO, talvez, não sabemos ainda, pode ajudar a divulgar produtos de boa qualidade e se tornar referência no mercado consumidor. Vamos aguardar.
Leia texto na íntegra: Abrafrigo critica campanha de mídia e marketing do frigorífico JBS.
Notícias relacionadas:
JBS não é mais associada da Abrafrigo
Kátia Abreu preocupada com campanha de marketing do JBS Friboi