Mercado Físico da Vaca – 09/10/09
9 de outubro de 2009
Mercados Futuros – 13/10/09
14 de outubro de 2009

Péricles Salazar discorda da atuação do BNDES

Não fosse o aporte de recursos públicos por parte do BNDES, jamais a indústria frigorífica brasileira estaria concentrada da forma como hoje se encontra. Se assim está, deve-se ao excepcional brilhantismo das cabeças privilegiadas do BNDES, que entenderam botar dinheiro do povo nestas mega organizações. Lindo como retórica, mas desproposital enquanto instituição de fomento.

O leitor do BeefPoint Péricles Pessoa Salazar, presidente da Abrafrigo, de Curitiba, Paraná, enviou um comentário ao artigo “Pedro Eduardo de Felício comenta o processo de consolidação dos frigoríficos brasileiros“. Abaixo leia a carta na íntegra.

“Muito interessante a entrevista do Prof. Pedro Eduardo de Felício, mostrando a faceta cruel do nosso capitalismo tupiniquim.

Não fosse o aporte de recursos públicos por parte do BNDES Participações S/A. – BNDESPAR, jamais a indústria frigorífica brasileira estaria concentrada da forma como hoje se encontra.

Se assim está, deve-se ao excepcional brilhantismo das cabeças privilegiadas do BNDES, que entenderam botar dinheiro do povo nestas mega organizações.

E para que? Ora, para criarmos empresas transnacionais em condições de concorrer com a máxima eficiência neste mundo globalizado.

Lindo como retórica beenedina, mas desproposital enquanto instituição de fomento.

Faço uma pergunta e quem quiser que responda: Qual a razão lógica, econômica ou social que motivou o BNDESPAR a entrar na condição de sócio destes grandes empreendimentos?

Por que uma instituição financeira historicamente reconhecida como mola propulsora do desenvolvimento econômico do Brasil resolveu ser sócia de empresas privadas? Não acredito que este “way out” seja parte do viés do BNDES.

E o que se há de fazer?

Por que não fazemos a nossa parte enquanto cidadãos e contribuintes, reclamando junto ao Banco a destinação que fazem do nosso dinheiro.

Como empresários e produtores, por que não reclamarmos da concentração que poderá levar-nos à submissão pelo controle e manipulação e preços?

Com a palavra os brasileiros do campo e as entidades de representação dos pecuaristas.”

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

0 Comments

  1. Adimar Leonel Souto disse:

    O sr Pericles tem muita raazão nos seus comentários, as perguntas que não querem calar são: qual será a razão maior por traz destas megas concentrações? Será que se o governo através de suas organizações de fomento concentrar os seus recursos apenas nas megas empresas ajudará o país ou a grupos isolados?como ficará o início e meio do processo produtivo e agroindustrial tão carentes de investimentos? ja pensaram a médio e longo prazo caso este processo tão incentivado hoje vier a fracassar?…

    Abraços um bom dia a todos…