CFM inicia programa de visitas às suas fazendas de gado Nelore e Montana
12 de março de 2003
Renda agrícola deve crescer 4,9% em 2003
14 de março de 2003

Pernambuco deve imunizar mais de um milhão de bovinos

O rebanho pernambucano de bovinos e bubalinos, estimado em 1,2 milhão de cabeças, começa a ser imunizado amanhã (14), quando tem início a primeira fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária (SPRRA), está investindo cerca de R$ 1,2 milhão na iniciativa. A idéia é imunizar 100% do rebanho até o final da campanha, que tem previsão de encerramento para o dia 30 de abril.

Os criadores podem adquirir as vacinas com preço variando entre R$ 0,75 e 1,00 em casas veterinárias credenciadas. “Depois de imunizar o rebanho, o criador deve procurar a Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária ou seus escritórios no Interior do Estado munido da nota fiscal de compra das vacinas para atualizar seu cadastro”, explicou o gerente geral de Defesa e Fiscalização Agropecuária da SPRRA e coordenador da campanha, Jair Virgínio.

Durante esses 45 dias haverá ampla divulgação da campanha por meio de carros de som, emissoras de rádio municipais e principais jornais do Estado. Além disso, folders e panfletos com orientações para os criadores serão distribuídos e também colocadas faixas e cartazes por todo Estado.

O animal que não for vacinado agora só poderá fazê-lo na segunda Fase da Campanha (setembro e outubro). Com isso, ele perde o direito de receber a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento oficial que autoriza o trânsito do rebanho inter e intra-estadual, ficando impedido de participar de torneios, feiras e exposições agropecuárias.

Para efetuar esse controle, Virgínio garantiu que está sendo intensificada a fiscalização em todas as barreiras sanitárias fixas de Pernambuco e fortalecida a inspeção com barreiras móveis. Um indicador importante é que desde janeiro de 1998 não há registro de casos da doença em Pernambuco.

Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.