Mercado Físico da Vaca – 09/01/09
9 de janeiro de 2009
Mercados Futuros – 12/01/09
13 de janeiro de 2009

Personalidade do Ano: ABC homenageia Silvio Crestana

Escolhido por unanimidade, Silvio Crestana, diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi homenageado, no final de 2008, pela Associação Brasileira de Criadores (ABC) como "Personalidade do Ano", em evento realizado na sede da associação.

Escolhido por unanimidade, Silvio Crestana, diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi homenageado, no final de 2008, pela Associação Brasileira de Criadores (ABC) como “Personalidade do Ano”, em evento realizado na sede da associação.

Bacharel, mestre e doutor em física, Silvio Crestana destacou-se internacionalmente no campo acadêmico pelo uso pioneiro, ainda na década de 80, da tomografia computadorizada nas ciências do solo.

Professor e pesquisador visitante em instituições nocionais e internacionais, foi entre 1984 e 1990 membro do Centro Internacional de Física Teórica, que tem sede na Itália, a convite do seu fundador e diretor, professor Abdus Salam, Prêmio Nobel de Física no ano de 1979.

No Centro de Pesquisa Agrícola, órgão do Departamento de Agricultura norte-americano, Crestana foi pesquisador visitante de 1998 a 2001, enquanto coordenava o programa de cooperação bilateral para implantação do primeiro Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior, o Labex-EUA, ainda hoje sediado nas dependências daquela instituição, na cidade de Beltsville, Estado de Maryland.

No Brasil, ajudou o professor Sérgio Mascarenhas a fundar em São Carlos a Embrapa Instrumentação Agropecuária. Em 1992 sucedeu o mestre na direção desse Centro, sendo seu Chefe Geral até 1997.

Nos 22 anos de trabalho como pesquisador da Embrapa, Silvio Crestana propôs e coordenou, no Brasil e no exterior, mais de 20 projetos de pesquisa.

Sob o comando de Silvio Crestana (desde 2005), a Embrapa está ampliando sua atuação no exterior. Com uma forma diferenciada de praticar a transferência de tednologia e gerar negócios em outros países, foi criada a Embrapa África Tropical, em Gana, e a Embrapa Venezuela. Esse modelo de organização caminha agora para a instalação de projetos similares na Ásia. O Laboratório Virtual na Europa, instalado originalmente na França, foi recentemente estendido à Holanda.

No Brasil, depois de 17 anos sem nenhumanovoa Unidade com dimensão de Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento, foi criada a Embrapa Agroenergia, em Brasília.

Para aprimorar seus mecanismos e processos de planejamento, a Embrapa implantou em 2006 o Comitê Gestor dos Estratégias, que atua na formulação da política de inovação da empresa e na análise e avaliação do seu desempenho institucional. E, em 2007, deu início à construção do V Plano Diretor da Embrapa, que alonga seu horizonte de reflexão estratégica, cobrindo o período de 2008 a 2023.

Na linha de revitalização, a implantação do Plano de Carreiras do Embrapa já vem sendo importante instrumento para atrair e reter talentos. A criação do Plano de Desligamento Incentivado (PDI) permite a renovação de quadros, juntamente com a realização de concursos públicos em novas áreas do conhecimento da pesquisa e também nas áreas de apoio.

As informações são do Jornal dos Criadores, informativo da Associação Brasileira dos Criadores.

Os comentários estão encerrados.