Na primeira quinzena deste mês a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) finalizou a instalação de mais duas balanças do Pesebem. Uma em Água Boa e outra em Rondonópolis. Agora são 11 balanças instaladas no estado.
Na primeira quinzena deste mês a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) finalizou a instalação de mais duas balanças do Pesebem. Uma em Água Boa e outra em Rondonópolis. Agora são 11 balanças instaladas no estado.
O coordenador do programa, Guto Zanata, explicou que no município de Água Boa a balança foi instalada no frigorífico Bertin, onde o treinamento está sendo finalizado e o processo deve iniciar até o fim do mês. Em Rondonópolis, a balança vai operar no Mercosul. As informações são da Famato.
0 Comments
Sou veterinário, pecuarista e tenho certeza em afirmar, que o”erro” não está na balança e sim na limpeza do boi na hora do abate, dentro da sala de matança.
Tenho acompanhado abates na minha região ao longo dos anos e já presenciei inúmeros fatos que são no mínimo uma afronta ao produtor e não vale a pena serem citados. Na hora do produtor ficar satisfeito com a venda de seus animais ele é obrigado a passar por situações que nos levam a uma profunda decepção!
A presença da balança do produtor é uma medida palíativa, faço parte do programa, e o que vem acontecendo nos dois estabelecimentos onde faço o abate dos bois desde que foi instalada a balança do produtor, os bois passaram a pesar gramas a mais na balança do frigorífico, fazendo com que o peso se torne duvidoso.
A única solução que consigo visualizar, seria nós produtores rurais, técnicos da área nos unirmos não contra a indústria, pois precisamos deles para comercializar nosso produto, e exigir um padrão de limpeza pos mortem, vender o boi no peso da fazenda, sermos mais donos da nossa mercadoria!