As descobertas da Pesquisa Anual com Consumidores da China do Meat and Livestock Australia (MLA), obtidas com entrevistas conduzidas em junho de 2015 com 1.020 pessoas de 18 a 64 anos residentes em Xangai, Pequim, Guangzhou e Shenzhen, mostrou que a carne bovina é a “rainha das proteínas” em um mercado de proteína competitivo. Todas as pessoas entrevistadas eram os principais compradores de alimentos para a família e 84% eram de famílias de alta renda.
Entre os consumidores chineses urbanos, comparado com outras carnes, a carne bovina é entendida como a oferta com maior valor nutricional e, dessa forma, é considerada como “parte essencial de uma dieta saudável para crianças em crescimento”. Ela também é classificada como sendo a “carne favorita” e a “carne mais superior”.
Os frutos do mar foram os rivais mais próximos da carne bovina, recebendo as maiores classificações em termos de sabor, frescor e baixo teor de gordura. Apesar de a carne suína continuar sendo a carne dominante na dieta dos chineses, devido em grande parte à versatilidade, facilidade e baixo custo comparado com outras proteínas, ela continua perdendo espaço, sendo considerada fraca em questões como “alto valor nutricional”, “sabor delicioso”, “baixo teor de gordura” e “disponibilidade de pagar um pouco mais”. As percepções sobre a carne de frango são similares às da carne suína, exceto pelo fato de essa ser vista como menos versátil, menos fácil de preparar e mais rica em gordura.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.